quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

A rotina do gestor escolar é composta por várias atividades, num primeiro olhar, o que mais nos chama a atenção são as administrativas. Mas não podemos nos esquecer que gestão
“trata-se de uma maneira de organizar o funcionamento da escola pública quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, idéias e sonhos num processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar.” (BRASIL, 2006, p. 22)
As tecnologias estão cada vez mais presentes nas unidades escolares e com elas surgem alternativas bastante significativas na organização administrativa escolar, onde a realização de atividades burocráticas se torna mais rápida e eficaz. Além de auxiliar nas atividades administrativas e financeiras, as tecnologias passam a ter um papel fundamental nas atividades pedagógicas. Promover a inserção das tecnologias no cotidiano escolar passa a ser uma atribuição fundamental do gestor escolar, ele precisa desenvolver um novo perfil de administração onde “o principal é ter uma visão mais global, preocupando-se com os recursos, os processos, as pessoas, o currículo, a metodologia, a disciplina, tudo de maneira interligada” (LÜCK, 2001).
Para que aconteça efetivamente a integração das tecnologias na gestão administrativa e pedagógica precisamos contar com a intervenção dos gestores. Para isso, é necessário que os mesmos conheçam as possibilidades que as tecnologias proporcionam ao ensino.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. In: Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/CEAD, 2006.
LÜCK, Heloísa. A Evolução da Gestão Educacional, a partir de Mudança Paradigmática. 2001. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/grandes_temas/gestao_escolar/gestao.doc

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