quinta-feira, 12 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Para refletir

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

A rotina do gestor escolar é composta por várias atividades, num primeiro olhar, o que mais nos chama a atenção são as administrativas. Mas não podemos nos esquecer que gestão
“trata-se de uma maneira de organizar o funcionamento da escola pública quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, idéias e sonhos num processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar.” (BRASIL, 2006, p. 22)
As tecnologias estão cada vez mais presentes nas unidades escolares e com elas surgem alternativas bastante significativas na organização administrativa escolar, onde a realização de atividades burocráticas se torna mais rápida e eficaz. Além de auxiliar nas atividades administrativas e financeiras, as tecnologias passam a ter um papel fundamental nas atividades pedagógicas. Promover a inserção das tecnologias no cotidiano escolar passa a ser uma atribuição fundamental do gestor escolar, ele precisa desenvolver um novo perfil de administração onde “o principal é ter uma visão mais global, preocupando-se com os recursos, os processos, as pessoas, o currículo, a metodologia, a disciplina, tudo de maneira interligada” (LÜCK, 2001).
Para que aconteça efetivamente a integração das tecnologias na gestão administrativa e pedagógica precisamos contar com a intervenção dos gestores. Para isso, é necessário que os mesmos conheçam as possibilidades que as tecnologias proporcionam ao ensino.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. In: Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/CEAD, 2006.
LÜCK, Heloísa. A Evolução da Gestão Educacional, a partir de Mudança Paradigmática. 2001. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/grandes_temas/gestao_escolar/gestao.doc

INTERNET É LUGAR DE AUTORIA OU PLÁGIO?

A rede mundial de computadores está cada vez mais presente na vida das pessoas e como não poderia deixar de acontecer, aos poucos está entrando nos ambientes escolares possibilitando uma transformação no ensino e aprendizagem.
A Internet traz inúmeras possibilidades para a educação, com ela surgem novas formas de pesquisa, de informação, de interação e de assimilação do conhecimento. Com isso, emerge a necessidade de sérias mudanças nas formas de ensinar e aprender.
Surge então, a necessidade dos alunos desenvolverem novas habilidades, como nos coloca Pedro Demo em seu texto Habilidades do Século XXI, “Entre tantos desafios está o de educar o estudante para pesquisar e elaborar na internet, não plagiar”.
E então professores, que estratégias podemos utilizar para despertar em nossos alunos a vontade de aprender através do mundo digital sem que este processo se resuma no famoso “copiar” e “colar”?

Autoria, pirataria e plágio na Era Digital


Assista o vídeo onde o professor adjunto da UFPE, Sérgio Abranches, faz algumas considerações sobre autoria nos dias de hoje.

Acesse o link abaixo e confira!
http://www.youtube.com/watch?v=Wtp_9hjH3x8

O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

O blog já está sendo muito utilizado como ferramenta pedagógica e não poderia deixar de ser. Com ele, professores e alunos ganham muitas vantagens.

Veja os principais benefícios para professores e alunos destacados por Paloma Cotes, na reportagem da Revista Época “Quer aprender? Crie um blog”:

- Aproximar professores e alunos
Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno

- Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto

- Manter o professor atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem

- Criar uma atividade fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos

- Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma

- Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem

- Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas

- Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade

Você pode conferir a reportagem completa da Revista Época no site

DESAFIOS DO SÉCULO XXI

As Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs estão cada vez mais presentes nas escolas e estão provocando mudanças nos paradigmas. Muitas são as contribuições destas tecnologias, as quais podem proporcionar uma melhoria no ensino e na aprendizagem, mas para que isso aconteça, dependemos de alguns fatores, como: as potencialidades de cada escola, o trabalho pedagógico que nela se realiza, a ação dos seus professores, o envolvimento dos seus alunos, os propósitos educacionais e as estratégias que propiciam aprendizagem.
A escola como um todo deve estar unida para planejar e atuar neste novo cenário, para isso faz-se necessário o desenvolvimento de novas aprendizagens e de novas competências. Precisamos rever as formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento.
Assista o vídeo no seguinte endereço http://www.youtube.com/watch?v=NiXbpmAA_hw , o qual nos leva a refletir sobre os novos desafios do século XXI.
De que forma a escola está se preparando para enfrentá-los?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010


"Feliz aquele que transfere o que sabe e
aprende o que ensina."
(Cora Coralina)